quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Professor: Juarez Disciplina: Ciências Anos (séries): 7 (D, E) Período/(Semana): 08/02 a 05/03/21

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

                                                                                 PLANO DE AULA

Professor: Juarez

Disciplina: Ciências

Anos (séries): 7 (D, E)

Período/(Semana): 08/02 a 05/03/21

Habilidade(s) a ser(em) desenvolvida(s):

EF06CI02 Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

EF06CI04 Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

EF06CI02 Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura ou combinação de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

Conteúdo/Objeto do Conhecimento:

Transformações químicas do cotidiano/ Identificar e classificar transformações da matéria, além de reconhecer transformações físicas e químicas

Materiais sintéticos e avanços tecnológicos/ Avaliar os impactos socioambientais e os benefícios associados à produção de medicamentos e a outros materiais sintéticos.

Transformações químicas no cotidiano e na prática/ Identificar e classificar transformações da matéria, além de reconhecer transformações e reações químicas.

Procedimentos para realização da atividade:

Após assistir as aulas no centro de mídias dos dias 8 e 15 de fevereiro e os vídeos propostos fazer uma síntese no caderno, deixando anotadas as dúvidas a ser questionadas na aula online, ou no chat da CMSP.

Responder as questões disparadoras propostas, corrigindo sempre que achar necessário.

Responder as questões disparadoras e sempre que possível realizar os experimentos proposto no caderno do aluno situação de aprendizagem 1 e 2.

Fazer relatório dos experimentos e montar um mapa mental da realização das atividades.

A entrega das questões respondidas pode ser pelo chat, e-mail, WhatsApp privado, no classroom.

Suporte/Mídia para realização da aula:

PNLD – da Disciplina; Aprender Sempre LP; Aprender Sempre MAT; São Paulo Faz

Escola; AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo; CENTRO DE MÍDIA DO

ESTADO DE SÃO PAULO e E-mail do professor: juarezb@prof.educacao.sp.gov.br, chat cmsp, classroom.

Atividades:

1-Procedimento:

• Coloque a borracha em cima de uma superfície reta, como uma mesa.

• Apoie a régua em cima da borracha e ajeite-a até que ela fique na horizontal.

• Coloque uma moeda numa ponta da régua e observe o que acontece.

• Coloque uma moeda na outra ponta da régua, à mesma distância da borracha que a primeira, e observe o que acontece.

• Apoie uma ou mais moedas em cima de uma das moedas sobre a régua.

• Empurre as duas ou três moedas na direção da borracha até a régua entrar em equilíbrio.

Pergunta-se:

Após a realização do experimento e o registro das observações, responder às seguintes questões:

1. Se colocarmos duas moedas em uma ponta da régua e uma moeda na outra ponta, sabendo-se que as distâncias são as mesmas, mas o peso é maior do lado em que estão as duas moedas, o que acontecerá com a régua? Explique.

2. O que é preciso para colocar a gangorra em equilíbrio? Como fazer isso?

3. O que concluíram sobre a funcionalidade da alavanca?

4. Qual é a relação do experimento da gangorra com o que acontece na porta em relação à distância da dobradiça à maçaneta?

Materiais de apoio:

Vídeo aula “Transformações químicas do cotidiano” endereço: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7312&id=360

Vídeo aula “Materiais sintéticos e avanços tecnológicos” endereço: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7373&id=360

Vídeo aula “Transformações químicas no cotidiano e na prática” endereço: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7421&id=360

   Vídeo aula “O automóvel” https://www.youtube.com/watch?v=qTwPR1r9fig

Aula em pdf” O automóvel” http://fuvestibular.com.br/downloads/apostilas/Telecurso-2000/ensino-fundamental/ciencias/apostila-2/46-O-automovel.pdf?x66929

Caderno do aluno endereço: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/EF_ES_7-ano_Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o.pdf

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário