ESCOLA
ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
Plano de
aula 3
Professor:
Rafaela Pires Lemes Queiroz
Disciplina: Tecnologia e Inovação.
Anos (séries): 7º ano D / E.
Habilidade(s) a ser(em)
desenvolvida(s): Reconhecer os
riscos de desrespeito á privacidade e as consequências do uso indevido de dados
pessoais ou de terceiros , levando em conta normas e regras de uso seguro de
dados na rede.
Conteúdo/Objeto
do Conhecimento:
Acesso ,
segurança de dados e privacidade.
INTERNET: Uma
senha segura de verdade .
cadastro, é preciso
criar uma senha.
As senhas podem
proteger seus acessos e de certa forma garantir que somente você possa acessar
esses ambientes virtuais. Em alguns casos, ao escolher a senha, aparece um
indicador de segurança:
Senhas muito
fracas: aumentam o risco de invasão digital. São aquelas óbvias, como números
em sequência, ou sequências de números e letras: 123abc. Com esse tipo de
senha, seus acessos podem estar em risco.
Senhas fracas:
data de nascimento, número de telefone, ano de nascimento, nome de alguém
próximo. Assim, com algum empenho, é possível descobrir esse tipo de
senha.
Senhas fortes:
são aquelas que não são óbvias e são complexas para alguém tentar fazer as
combinações. Em geral usam-se números, letras, caracteres especiais, símbolos,
letras maiúsculas e minúsculas.
Muitas pessoas
têm receio de esquecer a senha e por isso acabam optando pelas senhas fracas.
Mas existe uma maneira de escolher uma senha forte que faça sentido para você.
As senhas podem
ser pensadas de diversas formas. Algumas pessoas pensam em uma frase que os
façam lembrar de uma palavra específica, outros trocam símbolos por letras, e
não há uma regra para essa criação, desde que sejam pensadas com muita cautela.
Trocas
possíveis:
A E I
O U
@ * !
# ?
Exemplo:
C O S
T E
L A
c # s
t * l @
Atividades
1 ) Seguindo as
dicas abaixo descubra qual a senha :
Nenhum
número se repete. A ordem das dicas é igual à ordem dos dígitos:
1. Eu sou um número primo par.
2. Sou igual ao primeiro mais três unidades.
3. Estou presente em todos os endereços de e-mail.
4. Sou o dobro da metade de 8.
2 ) Agora é com
você: Crie uma senha segura, mas
lembre-se de criar uma senha forte.
Use sempre uma
estratégia para não a esquecer.
Atenção: Esse é um exemplo, você não deve utilizá-lo como senha pessoal.
Realizar a atividade e entregar somente
a resposta no seguinte e-mail :
rafaelalemes@prof.educacao.sp.gov.br
Observação: não esquecer de colocar nome , série e a data na atividade que irá entregar por e-mail identificar no assunto do email també


Nenhum comentário:
Postar um comentário