terça-feira, 16 de março de 2021

Plano de aula 3 Professor: Rafaela Pires Lemes Queiroz Disciplina: Tecnologia e Inovação. Anos (séries): 7º ano D / E.

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

Plano de aula 3

Professor: Rafaela Pires Lemes Queiroz

 

Disciplina: Tecnologia e Inovação.

 

Anos (séries): 7º ano D / E.

 

Habilidade(s) a ser(em) desenvolvida(s): Reconhecer os riscos de desrespeito á privacidade e as consequências do uso indevido de dados pessoais ou de terceiros , levando em conta normas e regras de uso seguro de dados na rede.

 

Conteúdo/Objeto do Conhecimento:

Acesso , segurança de dados e privacidade.

 

 

INTERNET: Uma senha segura de verdade .

 


 

cadastro, é preciso criar uma senha. 

As senhas podem proteger seus acessos e de certa forma garantir que somente você possa acessar esses ambientes virtuais. Em alguns casos, ao escolher a senha, aparece um indicador de segurança:

 



 

Senhas muito fracas: aumentam o risco de invasão digital. São aquelas óbvias, como números em sequência, ou sequências de números e letras: 123abc. Com esse tipo de senha, seus acessos podem estar em risco.

Senhas fracas: data de nascimento, número de telefone, ano de nascimento, nome de alguém próximo. Assim, com algum empenho, é possível descobrir esse tipo de senha. 

Senhas fortes: são aquelas que não são óbvias e são complexas para alguém tentar fazer as combinações. Em geral usam-se números, letras, caracteres especiais, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas.

Muitas pessoas têm receio de esquecer a senha e por isso acabam optando pelas senhas fracas. Mas existe uma maneira de escolher uma senha forte que faça sentido para você.

As senhas podem ser pensadas de diversas formas. Algumas pessoas pensam em uma frase que os façam lembrar de uma palavra específica, outros trocam símbolos por letras, e não há uma regra para essa criação, desde que sejam pensadas com muita cautela.

Trocas possíveis:

A         E         I           O         U

@        *          !           #          ?

 

Exemplo:

C         O         S         T          E         L          A

c          #          s          t           *          l           @

 

Atividades

 

1 ) Seguindo as dicas abaixo descubra qual a senha :

 

Nenhum número se repete. A ordem das dicas é igual à ordem dos dígitos:

1. Eu sou um número primo par. 

2. Sou igual ao primeiro mais três unidades.

3. Estou presente em todos os endereços de e-mail.

4. Sou o dobro da metade de 8.

 

2 ) Agora é com você: Crie  uma senha segura, mas lembre-se  de  criar uma senha forte.

Use sempre uma estratégia para não a esquecer.

 

Atenção: Esse é um exemplo, você não deve utilizá-lo como senha pessoal.

Realizar a atividade e entregar somente a resposta no seguinte e-mail :

rafaelalemes@prof.educacao.sp.gov.br

Observação: não esquecer de colocar nome , série e a data na atividade que irá entregar por e-mail identificar no assunto do email també

Nenhum comentário:

Postar um comentário