ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 3
Professor: Elaine
Disciplina: Arte
Anos (séries): 7°A , B, C
Artes
No Ensino Fundamental, o componente
curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes Visuais, a Dança,
a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referente a
produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler,
produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre
formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as
subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de
aprendizagem em Arte.
Nesse Primeiro Bimestre vamos estudar a
linguagem da Música.
Música
A música é uma das linguagens da
arte. E, por isso, possui um sistema simbólico de representação, composto por
elementos e regras que permitem infinitas combinações.
Conjunto de sons ordenados,
constituída por três elementos básicos: ritmo, melodia e harmonia.
Ritmo - ordenação de sons em determinado tempo.
Melodia - combinação de sons sucessivos.
Harmonia - combinação de sons simultâneos.
Dessa forma, música é a ordenação
harmoniosa de sons sucessivos e simultâneos em determinado tempo.
O que é partitura?
A grande verdade é que a partitura não passa de
registros de sons no papel.
Tem como objetivo ajudar o músico a lembrar de ideias
rítmicas, melódicas e harmônicas.
A escrita musical como conhecemos hoje
passou por grandes transformações ao longo dos anos, principalmente com a
invenção da imprensa, começando com pequenas marcas que ficavam junto das
palavras até as partituras convencionais como conhecemos hoje em dia.
Partitura convencional
As notas musicais, numa partitura
convencional, são distribuídas ocupando linhas e espaços. Muitas vezes surge
também na partitura a letra da canção.
Pauta ou pentagrama:
cinco linhas horizontais e paralelas, onde se grafam as notas e demais símbolos
do sistema de notação musical.
As notas musicais são:
Dó Ré
Mi Fá Sol Lá Si
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Partitura não convencional
A
partir do século XX, os compositores resolveram experimentar novas formas de
registrar os sons, utilizando gráficos e figuras ilustrativas. Estes registros
são chamados de partituras não convencionais.
Desafio da partitura
Atividades:
a) Que tal você criar uma
partitura não convencional, utilizando formas geométricas, cores, desenhos,
figuras ou qualquer símbolo para representar os sons e silêncios?
b)
Pensando em sua música preferida, como seria essa representação? Quais figuras representam melhor esta
música?
ENTREGA DE ATIVIDADES E TRABALHOS SOLICITADOS
por e-mail:
elainecsantana@prof.educacao.sp.gov.br
Enviando por WhatsApp Comercial :(11) 99267-1416
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